
"Tende por Templo: O Universo;
Por Altar: A Consciência;
Por Imagem: Deus
e por Lei: A Caridade."
Léon Denis (O Poeta do Espiritismo)
Catecismo Espírita (1958)
.png)

SOBRE O ESPIRITISMO
ALLAN KARDEC - O CODIFICADOR
Hippolyte Léon Denizard Rivail foi um influente educador, autor e tradutor francês. Sob o pseudônimo de Allan Kardec, notabilizou-se como o codificador do Espiritismo, também denominada, Doutrina Espírita. Nascimento: 3 de outubro de 1804, Lyon, França. Falecimento: 31 de março de 1869, Paris, França - 65 anos. Sepultamento: Cemitério do Père-Lachaise, Paris, França. Cônjuge: Amélie Gabrielle Boudet (de 1832 a 1869). Falecimento Esposa: 1884 (89 anos). (Fonte: Wikipédia, 2015).
Apresentação
Tarefa difícil é sintetizar a passagem na carne, do honroso codificador da Doutrina Espírita. A cada passo, em cada leitura, a cada livro, encontramos pérolas admiráveis sobre a vida e a missão concluída com êxito, deste que foi um dos grandes trabalhadores excelso, da divina e imortal obra celeste.
O bom “senso encarnado” (como se referiu Flammarion em seu discurso fúnebre a homenagear Hippolyte Léon Denizard Rivail), muda de vida e de nome aos 53 anos, para dar voz aos espíritos, e a 18 de Abril de 1857 lança “O Livro dos Espíritos”, a primeira fonte de sistematização, de regras e de estudo do nascente movimento, o “Movimento Espírita”.
No momento predito, seu espírito de tarefa e abnegação, põem em ordem as novas revelações trazidas pelos Espíritos, colocando-as a disposição dos encarnados da Terra. A pequena obra, “O Livro dos Espíritos”, que em sua primeira edição, continha apenas, 501 perguntas, divididas em três partes, e que já em sua segunda edição, em 1860, foi publicada completa, tal como se encontra hoje, com 1019 itens, distribuídos em quatro partes; vêm para revolucionar o mundo do pensamento científico e religioso e traz à tona as respostas dos Espíritos Superiores sobre questões milenares e fundamentais que cercam a humanidade: - Existe vida após a morte? De onde viemos? Para onde vamos? O que fazemos em a Terra? O porquê das diferenças, das dores, dos sofrimentos expiatórios e provacionais do Planeta? Tudo isto e muito mais encontramos em a pequena obra providencial vinda dos céus e organizada por Kardec.
Hippolyte Léon Denizard Rivail, o insigne Codificador, um verdadeiro Missionário com M maiúsculo (se é que existem diferenças entre as sagradas missões), que por força mesmo do destino, vem popularizar-se com o nome que teve em uma de suas encarnações anteriores, ao tempo dos Druidas, antes de Cristo, Allan Kardec traz então a Terra, sobre a direção de Jesus, a Doutrina Espírita, o Consolador Prometido que dá início há uma nova era para a humanidade.
E não poderia ser de outra forma, os detalhes de sua passagem imortal, merecem destaque e devem ser compartilhadas com todos àqueles que se banham nesta que é a 3ª revelação prometida pelo Cristo.
Por fim, para darmos início a apresentação de nossos estudos bibliográficos sobre a Vida e Obra de Kardec, convém citar aos mais curiosos, que os textos abaixo transcritos, foram extraídos das seguintes obras, fontes confiáveis de estudos e pesquisas que todos podem ter acesso:
-
“A Missão de Allan Kardec” de Carlos Imbassahy, edição do departamento de Difusão Doutrinária, da Federação Espírita do Paraná, de Curitiba, ano de 1988;
-
“Allan Kardec: A epopeia de uma vida?” de Demóstenes Jesus de L. Pontes, publicado pela CEAC Editora, no ano de 2004;
-
“O Livro dos Espíritos” (1ª ed. 1857 – 91ª ed. 2008) – “O que é o Espiritismo” (1ª ed. 1859 – 55ª ed.2009) – “O Livro dos Médiuns” (1ª ed. 1861 – 80ª ed.2009) – “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (1ª ed. 1859 - 129 ed. 2009) – “O Céu e o Inferno” (1ª ed. 1865 - 60 ed. 2008) – “A Gênese” (1ª ed. 1868 - 52 ed. 2007) – “Obras Póstumas” (1ª ed. 1890 - 40 ed. 2010); de Allan Kardec (1804 -1869), publicados pela Federação Espírita Brasileira (FEB) no Rio de Janeiro, nos anos 2007, 2008, 2009 e 2010;
-
“Allan Kardec: O Druida Reencarnado” de Eduardo Carvalho Monteiro, 5ª Edição, Editora EME e CCDPE (Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo), Capivari, São Paulo, ano de 2008;
-
“Pérolas do Além: Extratos de Obras Mediúnicas de Francisco Cândido Xavier” de Emmanuel, organizado por Sylvio Brito Soares, em sua 6ª edição, 2ª reimpressão, publicado no Rio de Janeiro, pela Federação Espírita Brasileira, em 2009;
-
“Chico Xavier: Caridade e Doação ao Próximo Além da Vida” de Worney Almeida de Souza, publicado pela Editora Escala: São Paulo – SP, 2010.
-
“Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas” de Allan Kardec, (Coleção de Obras Raras), 8ª Edição, publicada pela Casa Editora “O Clarim”. Matão/SP, ano de 2012.
-
“Kardec: A Biografia”, livro de Marcel Souto Maior*, publicado pela editora Record, Rio de Janeiro - São Paulo, ano de 2013. *Marcel Souto Maior é jornalista, autor do best-seller “As Vidas de Chico Xavier”, livro que deu origem ao filme de Daniel Filho, lançado em 2010. Sem se filiar a qualquer religião, é com distanciamento de repórter que percorre este território movediço, marcado por fraudes e fenômenos impressionantes, onde vivos e mortos se encontram. Iniciou sua pesquisa há vinte anos quando foi a Uberaba, Minas Gerais, pedir autorização de Chico Xavier, principal discípulo de Kardec no Brasil, para escrever sua biografia. Diretor e roteirista da Rede Globo, participou da criação dos programas Profissão Repórter, com Caco Barcellos, e Na Moral, com Pedro Bial. Marcel nasceu em 2 de Abril, curiosamente dia do nascimento de Chico Xavier e do enterro de Allan Kardec. Ao que tudo indica, seu livro sobre Kardec também está em projeto para se tornar filme, nas mãos ávidas do grande cineasta brasileiro, Wagner de Assis. E que Assim Seja!
-
-
Boa Leitura!









Conheça a Vida e Obra do Codificador acessando os textos abaixo, todos no formato Pdf.
Léon Denis (O poeta do Espiritismo)
Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
FICHA TÉCNICA
Nome completo: Léon Denis
Conhecido por: Divulgar a Doutrina Espírita na Europa
Nascimento: 1 de janeiro de 1846 em Foug, Meurthe-et-Moselle França
Morte: 12 de abril de 1927 (81 anos) em Tours, Indre-et-Loire França
Ocupação: Filósofo, pesquisador
Apresentação
Léon Denis (Foug, 1 de janeiro de 1846 - Tours, 12 de Abril de 1927) foi um filósofo, médium e um dos principais continuadores do espiritismo após a morte de Allan Kardec, ao lado de Gabriel Delanne e Camille Flammarion.
Fez conferências por toda a Europa em congressos internacionais espíritas e espiritualistas, defendendo ativamente a ideia da sobrevivência da alma e suas conseqüências no campo da ética nas relações humanas.
Resumo Biográfico
Autodidata, tendo mostrado inclinações literárias e filosóficas, aos 18 anos travou contato com O Livro dos Espíritos e tornou-se adepto da Doutrina Espírita.
Desempenhou importante papel na sua divulgação, enfrentando as críticas do positivismo materialista, do ateísmo e a reação do Catolicismo.
Foi ainda membro atuante da Maçonaria.
Em 1900 participou do II Congresso Espírita Internacional.
Participou ainda do Congresso Espírita de Liège (1905) e Bruxelas (1910) na (Bélgica).
A partir de 1910 a sua visão começou a diminuir, mas isso não impediu que prosseguisse no trabalho de defesa da existência e sobrevivência da alma. Logo depois da Primeira Guerra Mundial, aprendeu a linguagem Braille.
Em 1925 foi aclamado presidente do Congresso Espírita Internacional (Paris), no qual foi formada a Federação Espírita Internacional. Neste congresso quiseram tirar o aspecto religioso do Espiritismo, mas Denis se opôs a isso com tenacidade, apesar da acentuada velhice.
A sua grande produção na literatura espírita, bem como o seu caráter afável e abnegado, valeram-lhe a alcunha de Apóstolo do Espiritismo.
Ao longo de sua vida manteve estreita ligação com a Federação Espírita Brasileira, tendo sido aprovada por unanimidade a sua indicação para sócio distinto e Presidente honorário da instituição (1901).
As religiões e a verdade
Léon Denis afirmou que "a verdade assemelha-se às gotas de chuva que tremem na extremidade de um ramo; enquanto ali estão suspensas, brilham como diamantes puros no esplendor do dia; quando tocam o chão, misturam-se com todas as impurezas. Tudo o que nos chega do Alto corrompe-se ao contato com a terra; até o íntimo do santuário o homem levou suas paixões; as suas concupiscências, as suas misérias morais. Assim em cada religião o erro, fruto da terra, mistura-se à verdade que é o bem dos céus".
Um pensamento
“Recorda-te de que a vida é curta; esforça-te, pois, por conquistar, enquanto o podes, aquilo que vieste aqui realizar: o verdadeiro aperfeiçoamento. Possa teu espírito partir desta Terra mais puro do que quando nela entrou! Pensa que a Terra é um campo de batalha, onde a matéria e os sentidos assediam continuamente a alma; corrige teus defeitos, modifica teu caráter, reforça a tua vontade; eleva-te pelo pensamento, acima das vulgaridades da Terra e contempla o espetáculo luminoso dos céus”.
Principais obras
Dentre suas obras, destacam-se:
-
Depois da Morte (FEB)
-
Espíritos e Médiuns (CELD)
-
Joana D'Arc, Médium (FEB)
-
No Invisível (FEB)
-
O Além e a Sobrevivência do Ser (FEB)
-
O Espiritismo e o Clero Católico (CELD)
-
O Espiritismo na Arte (Lachâtre)
-
O Gênio Céltico e o Mundo Invisível (CELD)
-
O Grande Enigma (FEB)
-
O Mundo Invisível e a Guerra (CELD)
-
O Porquê da Vida (FEB)
-
O Problema do Ser, do Destino e da Dor (FEB)
-
O Progresso (CELD)
-
Provas Experimentais da Sobrevivência
-
Socialismo e Espiritismo (O Clarim)

Léon Denis em 1870
Conheça mais sobre o Patrono de nossa Casa e sua Obra acessando os textos abaixo, todos no formato Pdf.
OBRAS DE LÉON DENIS
OBRAS SOBRE LÉON DENIS
CAMILLE FLAMARION
Nicolas Camille Flammarion (Astrônomo) mais conhecido como Camille Flammarion, foi um astrônomo, pesquisador psíquico e divulgador científico francês.
Nascimento: 26 de fevereiro de 1842, Val-de-Meuse, França
Falecimento: 3 de junho de 1925, Juvisy-sur-Orge, França com 83 anos
Cônjuge: Gabrielle Renaudot Flammarion (desde 1919).
Histórico sobre a Vida e o Desencarne de Camille Flammarion Por Nelson Travnik (Astrônomo)
Nicolas Camille Flammarion nasceu em Montigny-Le-Roy, França, no dia 26 de fevereiro de 1842, e desencarnou em Juvisy no mesmo país, a 3 de junho de 1925.
Flammarion em galo-romano significa “Aquele que leva a luz”. O termo Galo-Romano descreve a cultura romanizada da Gália sob o controle do Império Romano. Ela foi caracterizada pela adoção ou adaptação por parte dos gauleses dos costumes e modo de vida romanos.
Nicolas Camille Flammarion foi um homem cujas obras encheram de luzes o século XIX.
Ele era o mais velho de uma família de quatro filhos, entretanto, desde muito jovem se revelaram nele qualidades excepcionais.
Queixava-se constantemente que o tempo não lhe deixava fazer um décimo daquilo que planejava.
Aos quatro anos de idade já sabia ler, aos quatro e meio sabia escrever e aos cinco já dominava rudimentos de gramática e aritmética.
Tornou- se o primeiro aluno da escola onde frequentava.
Para que ele seguisse a carreira eclesiástica, puseram-no a aprender latim com o vigário Lassalle. Aí Flammarion conheceu o Novo Testamento e a Oratória. Em pouco tempo estava lendo os discursos de Massilon e Bonsuet.
O padre Mirbel falou da beleza da ciência e da grandeza da Astronomia e mal sabia que um de seus auxiliares lhe bebia as palavras. Esse auxiliar era Camille Flammarion. Continua...
QUER SABER MAIS SOBRE A VIDA E A OBRA DE CAMILLE FLAMMARION?
Acesse os Textos abaixo em Pdf.

Camille Flamarion
Montigny-le-Roi Juvisy-sur-Orge Prêmio Jules Janssen (1897)
OBRAS DE CAMILLE FLAMMARION
Apresentação
Eis que surge a Verdade.
"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai senão por Mim"
Jesus
Para dar-vos ideia mais ou menos apurada da personalidade, feitos e propósito da estada do nosso Rei Solar, nosso Irmão Maior, Jesus Cristo, em sua passagem Imortal pela Terra há mais de dois (2) mil anos, disponibilizaremos neste link três textos.
O primeiro texto, “Proginasma Histórico” transcrito na íntegra da fonte: (RODRIGUES, Amélia (Espírito). Quando Voltar a Primavera / pelo espírito Amélia Rodriguês: [psicografia de] Divaldo P. Franco – 4 ed. – Salvador, BA: Livraria Espírita Alvorada, 1994); ... faz uma rápida viajem na história da própria antiguidade oriental, ou seja, dos antecedentes de Jesus, das ditas tribos descendentes do povo que Moisés libertara do Egito, retratando rapidamente a história do povo Hebreu. O texto poético de Amélia descreve ainda as paisagens bucólicas do Reino de Israel por onde o Messias Prometido (Jesus) espalhou a sua sementeira de Luz.
O segundo texto, “Notícias Históricas” transcrito na íntegra da fonte: (KARDEC, Allan (1804-1869). O Evangelho Segundo O Espiritismo (1864): com explicações das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida/por Allan Kardec; [tradução de Guillon Ribeiro] da 3ª ed. Francesa, revista e modificada pelo autor em 1866. – 129 ed. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2009); ... nos traz de forma sucinta as explicações de termos e palavras frequentemente encontradas nos textos bíblicos e que se faz necessário conhecer para melhor compreender os escritos de O Novo Testamento. A redação é do próprio Codificador (Kardec) e nos elucida quem foram os Escribas, os Essênios ou Esseus, os Fariseus, os Nazarenos; os Portageiros; os Publicanos; os Saduceus; os Samaritanos; os Terapeutas e o que seriam, no tempo do Cristo, as tão conhecidas Sinagogas.
O terceiro e último texto, “Jesus: Modelo e Guia da Humanidade”, é também um recorte do Apostilado EADE da FEB (Roteiros 1, 4, 9, 10 – 2013) do Livro I, Módulo II, páginas (70-78; 98-110; 168-189) escrito por MOURA, e traz detalhes maravilhosos e análises imperdíveis da passagem imortal de Jesus pela Terra, desde o nascimento até após a sua crucificação.
Obs: Um estudo mais completo e aprofundado da Vida e Obra de Jesus você poderá fazer estudando os materiais de estudos do EADE, produzidos pela Federação Espírita Brasileira (FEB) e que também encontram-se disponíveis no link ESTUDOS de nosso Site. Confira!
Boa leitura! ... ou melhor, Bom Estudo!
Que Assim Seja!
Abaixo em Pdf, os referidos textos sobre O Mestre


Apresentação
Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei ao meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará entre vós. – Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito (S. João, 14:15 a 17 e 26).
Eis que das revelações dos Espíritos surge o Consolador Prometido, o Cristianismo Redivivo,
a Doutrina Espírita, a Religião dos Espíritos ou o Espiritismo, nesta Nova Era que se aproxima, é essencial conhecê-lo.
Sã Doutrina que no tempo predito conforme as promessas do Cristo, “vem fazer luz às trevas milenares da ignorância e da devassidão moral dos homens da Terra”.
Neste link trataremos sobre temas ligados a Doutrina Consoladora, os antecedentes filosóficos até o seu surgimento no século XIX, no período conhecido como o século das luzes que representou também a época do avanço da razão, haja visto o nascedouro das grandes descobertas científicas do homem.
Deseja-se nesses escritos e transcritos que vos serão apresentados, primeiramente “filosofar a história da humanidade” pelo viés científico, filosófico e antropológico para depois desvelar a ascensão histórica da Doutrina Espírita, seguramente a Evolução do Pensamento Filosófico, Ético, Moral e Religioso da Humanidade.
Obs: Os textos abaixo, são recortes extraídos de várias obras, livros que tratam do surgimento da venerável doutrina, tendo suas fontes, citadas nas devidas referências sempre ao final de cada artigo. Aos interessados em aprofundar-se ainda mais no caráter revolucionário da “Doutrina dos Espíritos”, que vem no tempo predito elucidar encarnados e desencarnados da Terra, poderá visualizar e estudar as apostilas do ESDE e EADE, e os muitos livros em formato (Pdf) presentes em nosso Site.
Bom Estudo...
Que Assim Seja!
Abaixo em Pdf, os referidos Textos

Apresentação
Caros amigos, estejamos certos, que Jesus Cristo, nunca nos deixou a sós. No entanto, não semearia em terreno pedregoso.
E por este motivo, desde os primórdios da civilização, nas nuances da evolução histórica da humanidade, tem enviado ao planeta abençoado seus emissários, para preparar a Terra e os seres que nela habitam (o campo e as ovelhas tresmalhadas) para o advento de uma nova era de regeneração, a Era do Espírito.
Abraão, Moisés e os Profetas do Velho Testamento, tais como (Josué, Rute, Samuel, Neemias, Ester, Jó, Eclisiastes, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias) vieram preparar “O Caminho”, recitando em seus cânticos, poesias e profecias, a vinda do Messias, a chegada do Mestre Salvador.
Sócrates, Platão e Aristóteles, como já vimos, foram grandes percursores da idéia Cristã, assim tantos outros pensadores que vieram antes e depois destes.
Os Doze, Judas Scaríotes, Judas Tadeu, Simão Pedro (de Cafarnaum - O Cananeu), Tiago (Filho de Alfeu), Tomé (O Dídimo), Bartolomeu (também chamado de Natanael de Canaã), Filipe de Betsaida, Tiago (Filho de Zebedeu), Pedro (discípulo de João Batista), André irmão de Pedro, Marcos (O primeiro Evangelista), Mateus (Cobrador de Impostos – 2º Evangelista), Lucas (Médico, 3º Evangelista e escritor dos Atos dos Apóstolos), João de Patmos (Irmão de Thiago – O último evangelista e Escritor do Apocalipse).
Outros do cristianismo primitivo, como João Batista, Estevão (antes Jeziel, o primeiro Mártir do Cristianismo); Paulo de Tarso (antes Saulo o legislador Judeu), Barnabé de Chipre (Companheiro de Paulo), e tantos outros, etc...
Outros missionários mais adiante, educadores e reformadores religiosos tais como Francisco de Assis, Wycliffe, Jan Huss, Jan Amos Comenius, Jean-Jacques Rousseau, Martinho Lutero, Calvino.
Outros “santos e santas” da Igreja Católica Apostólica Romana, Santo Agostinho, Santo Tomás de Aquino, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, e tantos outros homens e mulheres de outras áreas, que agiram nos setores da Filosofia, como os homens da ciência positivistas do século XIX, franceses como Augusto Comte e John Stuart Mill e o suíço Johann Heinrich Pestalozzi, etc.
Em outras áreas como na Literatura, na Arte e nas Ciências, como Albert Einstein, Louis Pauster, Thomas Edson, etc.
Tantos outros religiosos, políticos humanitaristas da China, da Índia, da África, e da América tais como Confúcio e Lao Tsé, Sidartha Gauthama (Buda), Mahatma Gandhi, Tenzin Gyatso (Dalai Lama), Nelson Mandela, Martin Luther King (EUA).
Não poderíamos deixar de citar, os “Mensageiros da Nova Era”, a “Era do Espírito” que começa com os fenômenos de Hydesville na América, com as Mesas Girantes por toda a Europa, e que traduzidos pelo venerável educador, Hypollyte Léon Denizard Rivail (Alan Kardec) transformam-se em pérolas na intitulada Codificação Espírita.
Desta mesma época e depois sucedendo à Kardec, podemos citar, Alexandre Aksakof, Alfred Russel Wallace, Arthur Conan Doyle, Cairbar Schutel, Camille Flammarion, Cesare Lombroso, Dora Incontri, Ernesto Bozzano, Florêncio Anton, Gabriel Delanne, Gustave Geley, Hugh Dowding, Léon Denis, Oliver Lodge, Paul Gibier, Vera Kryzhanovskaia, Victorien Sardou, Victor Hugo, William Crookes.
Podemos lembrar ainda de Brasileiros e Brasileiras com “B” maiúsculo, tal como Bezerra de Menezes, Amalia Domingo Soler, Albert de Rochas, Yvonne Pereira, Zilda Gama, Hermani G. Andrade, Herculano Pires, Elias da Silva, Emídio Brasileiro, Eurípedes Barsanulfo, Jésus Gonçalves, Luis Osvaldo Melo, Hermínio C. Miranda, Suely C. Schubert, Alberto Almeida, Sandra Borba, Haroldo Dutra Dias, Raul Teixeira, Divaldo Pereira Franco e o apóstolo do Espiritismo, Francisco Cândido Xavier (Chico).
Todos e todas com um cabedal de conhecimentos intelectivos e morais, alguns com verdadeiros “apostolados crísticos”, que vieram em suas reencarnações, antes e depois de Jesus, estando conosco no palmilhar dos tempos para preparar o terreno para a hora derradeira, a hora das revelações imortais, momento do surgimento do Consolador Prometido, o Espiritismo.
Doutrina esta que tem como essência as claridades excelsas, a pura luz do Rei Solar, e que no tempo predito, vem retirar o véu que oculta à razão humana, apresentando-nos a grandeza e a magnitude de nosso Pai, de sua obra Celestial, e de suas Leis Imutáveis Eternamente Justas.
Porém, caro leitor não acredite que para a germinação da sementeira espírita, não foram necessárias tribulações e lutas acerbas, tal como o Espírito de Verdade (Jesus), profetizou na caminhada do Mestre de Lyon, Allan Kardec.
Médium, Mlle. Aline C. – 12 de junho de 1856:
(Pergunta) Kardec — Quais são as causas que me poderiam fazer fracassar? Seria a insuficiência das minhas aptidões?
(Resposta) Espírito de Verdade (Jesus): - Não; mas a missão dos reformadores é cheia de escolhos e perigos; a tua é rude; previno-te, porque é ao mundo inteiro que se trata de agitar e de transformar. Não creias que te seja suficiente publicar um livro, dois livros, dez livros, e ficares tranquilamente em tua casa; não, é preciso te mostrares no conflito; contra ti se açularão terríveis ódios, implacáveis inimigos tramarão a tua perda; estarás exposto à calúnia, à traição, mesmo daqueles que te parecerão mais dedicados; as tuas melhores instruções serão impugnadas e desnaturadas; sucumbirás mais de uma vez ao peso da fadiga; em uma palavra, é uma luta quase constante que terás de sustentar com o sacrifício do teu repouso, da tua tranquilidade, da tua saúde e mesmo da tua vida, porque tu não viverás muito tempo. Pois bem. Mais de um recua quando, em lugar de uma vereda florida, não encontra sob seus passos senão espinhos, agudas pedras e serpentes. Para tais missões não basta à inteligência. É preciso antes de tudo, para agradar a Deus, humildade, modéstia, desinteresse, porque abatem os orgulhosos e os presunçosos. Para lutar contra os homens, é necessário coragem, perseverança e firmeza inquebrantáveis; é preciso, também, ter prudência e tato para conduzir as coisas a propósito e não comprometer-lhes o êxito por medidas ou palavras intempestivas; é preciso, enfim, devotamento, abnegação, e estar pronto para todos os sacrifícios. Vês que a tua missão está subordinada a condições que dependem de ti. Espírito Verdade. (KARDEC, 2009, p.25)1 O que é o Espiritismo.
As atribulações foram necessárias para a evolução do modo de pensar humano, da filosofia humana, foram necessárias para os debates e avanços dos valores da ética, para a evolução do pensamento intelectual, moral e religioso do homem nestes séculos de senda evolutiva.
Foi necessário tudo isto antes do advento do Espiritismo, que não é “coisa” nova no universo, mas é o clímax do pensamento filosófico e religioso em nosso planeta, “o verdadeiro Paracleto, para ficar eternamente conosco”.
No entanto, com todo o nosso respeito e gratidão, perlustrando o terreno vagaroso dos milênios, preparado por Ele, nosso Rei Solar Jesus Cristo e seus abnegados trabalhadores da esfera espiritual, temos de reconhecer e relembrar nessas eras de lutas acerbas em favor da luz, a passagem na carne de alguns dos valorosos emissários do Cristo na Terra. Verdadeiros missionários do bem que vamos adiante nominá-los, mas que desde já, rogamos desculpas aos que não forem citados, pois que, há grandes emissários que atendendo a máxima do Cristo: “Não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita”, acabam esquecidos da história, ficam no anonimato aos olhos da humanidade.
Sabe-se, porém, que impreterivelmente todos escreveram e continuarão a escrever seus nomes nos alfarrábios das bibliotecas do mais além, no livro imortal da vida, no mundo espiritual superior, com sua essência de luz, e deste modo, nunca, mas nunca mesmo, serão esquecidos pelo Pai Criador e por seu enviado na Terra, o Divino e Amado Mestre, Jesus.
Sem mais delongas, vamos então listar adiante, contando um pouco da vida e obra, outras vezes apenas referenciando, alguns dos grandes “Missionários do Cristo” e de seus abnegados trabalhadores da última hora, “Os Mensageiros da Nova Era”.
Que Assim Seja!
Referências
1 KARDEC, Allan (1804-1869). O que é o Espiritismo: noções elementares do mundo invisível, pelas manifestações dos Espíritos, com o resumo dos princípios da Doutrina Espírita e resposta as principais objeções que podem ser apresentadas / Allan Kardec - 55ª edição – 2ª reimpressão – Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2009.
Abaixo os textos em Pdf.
Mensagem Final
Obrigado a todos que compartilharam momentos de leitura em torno dos textos disponíveis em nosso Site!
Páginas de estudo que tem por único objetivo a Divulgação da Doutrina do Cristo e dos conhecimentos Universais, das leis que regem o homem e seu planeta e a todas as civilizações da imensidão espacial, as Leis de Deus.
Todos os artigos de pesquisa bibliográfica dispostos em nosso site têm as citações de seus autores e fontes constadas ao final de cada texto, facilitando a identificação de todo o material pesquisado.
Ao final de alguns artigos temos a chamada de observação (Quer saber Mais?!), momento onde citam-se bibliografias referentes a assuntos complementares que com certeza facilitarão ao observador atento e investigativo, aprender e elucidar-se cada vez mais sobre a Doutrina Espírita, livrando-se de preconceitos e ademais, dessedentando-se como todos nós, nas águas desta que é a nova revelação prometida pelo Cristo.
Reiteramos que o conhecimento aqui exposto, não é meu, ou seu, ou de qualquer gênio ou professor da escola terrestre, mas é de Deus, revelados e transmitidos pelos obreiros da nova era e por Jesus Cristo, nosso líder espiritual, em seu infalível plano de ascensão dos seres deste pequeno orbe planetário. Estes conhecimentos estão disponíveis a todos para as descobertas individuais e coletivas, essas descobertas que nos convidam a reconhecer e se aliar as Leis de Deus, Eternas e Imutáveis.
Sabemos que os pequenos artigos que por hora apresentamos estão longe de responder a todos os vossos, nossos questionamentos ao contrário, abrem um leque ainda maior de dúvidas, demonstrando nossa verdadeira posição na caminhada evolutiva, tal como Chico que apesar de tudo o que foi e fez, se dizia, “menos que um cisco”.
Para tanto, aos investigadores sérios e interessados, poderão vislumbrar com perfeição a doutrina nas sete obras da Codificação de Kardec (O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno, A Gênese, Obras Póstumas e O que é o Espiritismo), pedra basilar de a 3ª revelação.
Além, mais adiante, deleitar-se nas 414 obras de Chico Xavier, mais de 250 títulos de Divaldo Pereira Franco, nos livros de Raul Teixeira e de outros incontáveis e veneráveis trabalhadores espíritas do século XIX, como Léon Denis, Flamarion, etc... (sendo impossível a todos citar), obreiros do passado e do presente, tal como Hermínio C. Miranda e outros, que aceitaram a edificante tarefa de espalhar a boa nova por meio de oratórias e palestras, livros e revistas, mídia falada e televisiva, promovendo e conduzindo atividades de amor e caridade, falando e exemplificando o bem, a caridade, como forma edificante de ascensão espiritual.
Atitudes, que vêm imitar “O maior exemplo vivo da alçada divina sobre a Terra”, me refiro a Jesus, o líder espiritual de todo esse movimento de regeneração que se opera. Exemplo vivo que têm sua passagem descrita nos Evangelhos, fonte de estudos, depositório de ensinos imortais, que devem ser vistos, revistos e ademais vividos por todos os seres humanos.
A quem aprovou pela razão os escritos deste site, continuem seus estudos em torno da Doutrina Espírita e vislumbrem o Universo da Criação Divina, conhecendo a natureza dessas criações, as relações do mundo material com o verdadeiro mundo (o espiritual), reconhecendo nossas imperfeições, a justiça e a causa de nossos sofrimentos e o caminho para ascensão moral e espiritual nossa e de nossos irmãos em todo o Planeta, conforme prometido pelo Cristo e que vem cumprir-se pelo Consolador.
Por fim, lembrem-se: “O destino de todos é a relativa perfeição, mas esta não ocorrerá sem o esforço pessoal, sem a purificação individual, sem nos despojarmos das impurezas de nossa alma, portanto, sem as lutas e revezes. Assim não nos basta a teoria, devemos sim caminhar com a consciência espírita, mas sempre nos passos da atitude Cristã, para só assim chegar ao termo de nossa jornada, diante deste grandioso momento que se opera na terra, a Transição Planetária e o Amanhecer de Uma Nova Era para a Humanidade”.
“De mundo de expiação, a Terra se mudará um dia em mundo ditoso e habita-lo será uma recompensa, em vez de ser uma punição.” (Allan Kardec)
Portanto trabalhemos! Rogando a Deus a honra de continuarmos neste planeta que inevitavelmente se tornará, o tão sonhado e esperado paraíso.
Mas saibamos desde já, que este desejo não se concretizará sem o devido e justo merecimento, tal qual manda a lei de ação e reação.
A tanto, continuemos nossa caminhada com fé e esperança, fé que é a persistência no trabalho com Jesus e esperança que é a certeza de um Pai Justo e Misericordioso, que nos concederá pelo nosso esforço, dias e dias melhores.
E QUE ASSIM SEJA!
Atenciosamente,
Juliano da Veiga (Redator)
Centro de Estudos Espíritas Léon Denis
(CEELD 2017)


HORÁRIOS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO
GRUPO DE ESTUDOS DA MEDIUNIDADE, FLUIDIFICAÇÃO DA ÁGUA, PASSE E PRECE DE IRRADIAÇÃO
Todas as Quintas-feiras - 19:30 às 21:00
Aberto ao Público
ATENDIMENTO FRATERNO
após a reunião de Estudos conforme à procura dos interessados.
PALESTRAS PÚBLICAS
Agora aos DOMINGOS - 19:30 às 21:00
após a Palestra
PASSE E PRECE DE IRRADIAÇÃO